Monday, July 5, 2010

Futebol e suas facetas

Meu sonho é ser jornalista esportivo e sei que tenho capacidade para isso, e justamente por essa razão me espelho nos mais competentes e honestos profissionais da área. Porém, por mais que esteja com raiva do Dunga no momento, não vou jogar a culpa toda em cima dele como fizeram tantos jornalistas por aí. Não adianta ficar culpando um ou outro. O Dunga fez besteiras previsíveis (Melo e não convocação do Ronaldinho), mas agora já passou. Se o Melo não pula naquela bola, o Julio César espalma e a gente vai à final (o Uruguai desfalcado não seria páreo para nós) e o Dunga seria um gênio (embora eu o ache fraquíssimo como técnico; levou jogadores que não contribuíram em nada). Mas enfim, o futebol tem dessas coisas. Por mais que seja clichê, o futebol realmente é decidido em detalhes.

Vendo o vídeo do José Antônio Camacho (comentarista de uma televisão espanhola), sinto uma verdadeira emoção e amor à pátria. Como já foi técnico da Espanha, podia muito bem torcer contra para que a seleção que ele dirigiu em 2002 não fosse vista como fracassada, mas muito pelo contrário, torceu e muito, exclusivamente pelo amor que tem por seu país. No Brasil isso está em falta e o Dunga NÃO conseguiu resgatar isso. Agradeço-o por ter tentando, mas não deu. Você não acha que os jornalistas estavam loucos para ter essa chance de dizer ao Dunga "Estávamos certos, e você não"? Claro que sim.

Acho que somos mimados, pois durante a Copa todo mundo finge que entende de futebol, mesmo sem nem saber direito o que é um impedimento. É uma hipocrisia gigante; as pessoas fingem que estão chateadas por um dia, mas logo esquecem. Muitos gostam de se juntar e usam a Copa como desculpa. Se esse não é o caso, porque não acompanhar o Brasileirão? Eu também gosto de ir à casa de um amigo e ver o jogo com eles, mas vejo que prefiro muito mais quando estou com pessoas que realmente entendem de futebol. Isso tem a ver com questão de status (às vezes literalmente se olharmos o Facebook de 95% das pessoas), e não com aquela paixão com que o apenas o futebol nos proporciona. Acho valido e interessante ver as pessoas se juntarem para ver os jogos, e gosto que alguns mostram interesse, mas acho errado todo mundo do nada achar que sabe tudo. Eu não vou para um desfile de moda e discuto com uma designer que o vestido dela está horrível sem nunca nem ter analisado estudado o que é certo e errado. Posso parecer rancoroso, mas se você se dedica algo todo santo dia, e do nada aparece alguém que tem CERTEZA que ele está certo e você não, você não desenvolveria certa antipatia pela pessoa ou situação? Talvez eu seja o único... Porém, vi vários amigos meus que concordam comigo, mas são mais relaxados do que eu (really?). Parte do apelo da Copa é isso, que todos se interessam por futebol. Então talvez eu esteja errado, mas...

Eu tenho muito amor à pátria e acho que o futebol tem sim a ver com patriotismo, pois eles nos representam. Se eu ou você fossemos jogadores de futebol, jogaríamos pelo Brasil, não outro país, certo?. Eu acompanho futebol e o jornalismo esportivo quase a um nível de obsessão e estou chateadissimo com a desclassificação de nossa seleção, já que é uma das poucas alegrias que tenho hoje em dia. Essa é a razão pela eu queria que o Brasil ganhasse a Copa, para ter respeito e alegria... algo muito em falta na vida de algumas pessoas. Senti dor parecida na desclassificação do Corinthians na Libertadores, e foi difícil. Ser Corintiano e Brasileiro faz parte da minha personalidade (vejo pessoas depois de 15 anos e eles ainda se lembram que torço para o Corinthians).. Para muitos, é bobagem se preocupar com futebol já que existem tantos outros problemas mais sérios na vida, mas ele preenche um vazio muito grande e no fundo me traz muito mais alegrias do que tristeza, mesmo quando meu time ou país perdem um jogo teoricamente fácil. No dia após uma derrota, ler os jornais ou ver TV fica muito sem graça. Um dos maiores prazeres que tenho é acordar e ler um artigo sobre uma vitoria do Todo Poderoso, por exemplo. Faz uma diferença estrondosa no meu cotidiano e vejo que sou muito mais produtivo quando estou tranqüilo em relação a isso. Infelizmente muitas vezes as coisas não dão sempre certo, como anda sendo este ano de 2010. Tenho orgulho do meu país, do meu time e vejo cada vez mais que isso é mais que um hobby. É uma paixão, é uma obsessão, e não sei o que eu seria sem o futebol. Uma coisa é verdade: o homem pode mudar tudo na vida... casa, emprego, mulher etc... mas nunca vai mudar de time. Isso exemplifica o quanto o futebol é apaixonante, e espero que eu nunca perca isso.

No comments:

Post a Comment